Apesar das previsões apontarem para uma saturação do mercado e para a existência de uma relutância por parte dos consumidores em substituir os seus dispositivos, a Samsung Electronics indicou hoje que poderá vir a duplicar o investimento dedicado à produção de telefones móveis durante este ano para aumentar o lançamento de terminais.



"Estamos a considerar duplicar o investimento na área das telecomunicações para os 400 mil milhões de won (337 milhões de euros) para aumentar o lançamento de terminais", garantiu um responsável da empresa em declarações à Reuters. "Mas qualquer decisão tomada dependerá da situação do mercado ao longo do ano".



Os planos da Samsung acabam por contrastar com os apresentados pelas suas maiores rivais, Nokia e Motorola. No mês passado, o terceiro maior fabricante de telemóveis do mundo tinha revisto em alta as suas previsões de vendas e a sua quota de mercado para 2002.



A finlandesa Nokia também reviu as suas previsões de venda em Junho, mas em baixa, e pela segunda vez em dois meses, embora tenha reafirmado que o número de terminais móveis vendidos em 2002 venha a rondar os 410 milhões de unidades, tal como o previsto por outros fabricantes.



Já a norte-americana Motorola anunciava na semana passada o despedimento de mais 7.000 funcionários para combater a crise no sector da tecnologia e das telecomunicações.



A Samsung estima vender mais de 40 milhões de telefones móveis em 2002, mais 43 por cento do que no ano passado, aumentando a sua quota de mercado dos 7,1 por cento verificados no ano passado para os 10 por cento. Em 2001 a mesma fabricante vendeu 28 milhões de terminais e no final do primeiro trimestre deste ano contabilizava 9,5 milhões de telemóveis vendidos.



Notícias Relacionadas:
2002-04-04 - Samsung Q200 no mercado nacional a partir deste mês