A informação não é oficial mas corre na imprensa internacional que a Samsung está a
planear transformar o bada, o seu sistema operativo móvel, num projeto open source.


De acordo com informação publicada pelo The Wall Street Journal, baseada em dados fornecidos por fontes anónimas e próximas ao processo, a empresa planeia a medida para o próximo ano. Fará também parte dos planos da Samsung abrir o acesso à plataforma a outros fabricantes e a novos domínios.


A informação sobre as intenções da Samsung surge algumas semanas após a compra da Motorola pela Google. Na notícia avançada pelo diário é feita uma ligação relativamente às duas decisões.


Sendo a HTC e a Samsung os maiores fabricantes móveis a utilizar o sistema Android, uma plataforma aberta mas liderada pela Google, e tendo a Google adquirido meios para poder avançar com sua própria oferta de hardware, a concorrência tem de reagir.


A HTC terá admitido recentemente que está a considerar a aquisição de um sistema operativo móvel. A Samsung já tem o bada, que equipa alguns dos seus sartphones - ainda na IFA a fabricante aproveitou para lançar novos modelos suportados na plataforma - mas sem grande sucesso até à data.


Transformar a plataforma em projeto open source pode angariar alguma atenção - e apoio - adicional da indústria, diz o WST.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.