(Atual.) A Samsung Portugal confirmou ao TeK que acordou com a Carphone Warehouse a abertura de lojas mono-marca em diversos mercados europeus, incluindo Portugal. "Globalmente, a Samsung pretende criar novos conceitos de retalho para os seus clientes, mostrando de forma inovadora a nossa gama de produtos, conteúdos e serviços", explica a marca.



A empresa estará a preparar a abertura e 60 lojas, que vão espalhar-se por vários países do velho continente. A maioria das lojas, entre 10 a 15 garantia hoje o Financial Times, vão localizar-se no Reino Unido.



As restantes estarão dispersas por países como a Irlanda, Alemanha, Suécia, Holanda e Espanha, para além de Portugal. A divisão local da Samsung não fornece para já informação sobre o número de lojas que a empresa pretende abrir em Portugal, nem sobre as datas de abertura.



O FT garantia que as lojas vão abrir em abril e acolher toda a gama de produtos de eletrónica de consumo da marca, dos tablets aos smartphones, passando pelos portáteis e relógios inteligentes. As cores da marca, o azul e branco, vão dominar as novas lojas.



O investimento da Samsung em lojas de marca própria é visto como uma resposta à rival Apple, que há anos aposta nesta estratégia. A Apple terá neste momento qualquer coisa como 98 lojas em países europeus. No reino Unido tem 37.



A parceira da Samsung neste investimento, a Carphone, opera em Portugal com a designação de Phone House. Segundo o Financial Times, no âmbito da parceria as novas lojas Samsung serão convertidas a partir de lojas existentes da marca, que assegura toda a gestão do espaço.

José Faria António, diretor geral da Phone House Portugal, adianta que a empresa está já a "trabalhar com a Samsung no sentido de definir o plano para Portugal no que respeita ao número de lojas e suas localizações", mas para já também não revela mais detalhes.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com declarações do responsável da Phone House em Portugal.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira