A Sanyo Electric anunciou ter chegado a acordo relativo à venda da sua divisão de telemóveis à concorrente Kyocera. O valor final da transacção ainda não é conhecido, tendo o diário financeiro Nikkei noticiado uma oferta anterior da Kyocera de 600 milhões de dólares.

A venda da divisão decorre de uma reestruturação geral da Sanyo, que registou resultados líquidos negativos nos últimos três anos, conduzida pela casa de investimento e accionista da empresa, Goldman Sachs. A reestruturação visa aliviar a Sanyo de áreas não fulcrais e permitir à empresa concentrar-se em negócios lucrativos.

A divisão de telefones móveis tinha uma expressão reduzida no mercado mundial e registava perdas significativas.

No decurso desta reestruturação, a Sanyo já vendeu a participação na sua spinoff no ramo do crédito, a Sanyo Electric Credit e procura agora um comprador para a sua divisão de microchips.

Segundo dados da empresa de estudos de mercado Gartner, a Sanyo ocupava o décimo-primeiro lugar no ranking mundial de fabricantes de telefones móveis. A Kyocera, que ocupava o décimo lugar no mesmo ranking, passa com esta compra para o sétimo.

Notícias Relacionadas:

2007-08-14 - Sanyo considera venda da unidade de telemóveis