Os portugueses que têm telefone fixo contratado fora de um pacote combinado pagam em média 15,12 euros por mês pelo serviço.

Os resultados são apresentados no Barómetro de Telecomunicações da Marktest relativos ao trimestre móvel de março de 2013. Apesar da média registada, a percentagem de portugueses que pagam faturas acima dos 25 euros por mês ainda é significativa.

O estudo feito pela empresa de análise revela que 5,5% dos portugueses paga entre 25 e 30 euros por mês pelo serviço de chamadas de voz fixas, e 3,3% pagam acima dos 30 euros. Ao todo existem 8,8% de portugueses que pagam em média mais de 25 euros por mês, um valor que já permite contratar pacotes de serviços dos principais operadores de telecomunicações e que incluem algum tipo de tarifário com chamadas ilimitadas dentro do razoável.

Mas a maior percentagem de contratantes nacionais de telefone fixo, 65,9%, pagam por mês menos de 25 euros de fatura. Os valores registados por estes três grupos podia ser maior, mas um quinto dos lares analisados não souberam ou não quiseram responder.

A Marktest concluiu ainda que nos últimos três anos o preço médio da fatura dos serviços fixos de voz contratados fora de um pacote diminuiu 3,60 euros e a tendência é que nos próximos anos o valor continue a diminuir, como ilustra o seguinte gráfico:

[caption]Barómetro de Telecomunicações da Marktest[/caption]

Numa outra representação gráfica, destaca-se o maior valor mensal pago pelos habitantes das regiões autónomas de Portugal em comparação com as regiões do continente, o valor ligeiramente mais elevado pago por pessoas com mais idade e o maior valor pago pelas classes sociais com melhor situação económica:

[caption]Barómetro de Telecomunicações da Marktest[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico