O número de clientes do serviço móvel terrestre atingiu os 8,63 milhões, no segundo trimestre de 2003. Comparativamente ao trimestre homólogo, o número de subscritores aumentou cerca de 6 por cento, sendo que a maioria são utilizadores de serviços pré-pagos (cerca de 6,7 milhões).



Segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações - Anacom, o total de clientes apurado reflecte a entrada de 500 mil novos subscritores de serviços móveis, face ao mesmo trimestre do ano passado. Comparativamente aos três primeiros meses deste ano, aderiram ao serviço móvel 38 mil novos clientes, representando um aumento 0,4 por cento, entre trimestres.



No segundo trimestre do ano foram estabelecidas 1,4 mil milhões de chamadas, um valor 3,6 por cento acima do registado no trimestre anterior e 3,7 por cento superior que no período homólogo. O tráfego do tipo "Rede Própria-Rede Própria" mantém-se o mais importante, representando cerca de 67 por cento do total de tráfego de saída.



O total de chamadas efectuadas no trimestre traduziu-se em 2,5 mil milhões de minutos de ligação telefónica, mais 4 por cento do que no primeiro trimestre do ano e mais 7,9 por cento do que no segundo trimestre do ano anterior. No que respeita às mensagens escritas, foram enviadas 553 milhões de SMS o que representa uma média de 64 mensagens por cliente, no trimestre.



Ao longo do período, a duração média das ligações aumentou, quer nas ligações originadas em redes móveis, quer nas chamadas aí terminadas, enquanto o volume de números móveis portados, entre operadores, aumentou 48 por cento ultrapassando os 13 500 números.


Os dados apurados pela Anacom são omissos relativamente ao número de assinantes de serviços, Wap, GPRS ou outros serviços de dados, segundo o regulador, por falta de informação fornecida pelos operadores.



Notícias Relacionadas:

2003-05-26 - Anacom lança consulta pública sobre transposição de directivas de telecomunicações


2003-02-28 - Portugal ultrapassa os 8,5 milhões de utilizadores de telemóveis em 2002


2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea