
O mercado móvel de serviços financeiros para clientes de países emergentes deverá passar de zero para cinco mil milhões de dólares em três anos. Os valores são avançados pelo CGAP , um centro de estudo e planeamento na área do microcrédito com sede nos Estados Unidos.
Além dos cinco mil milhões de dólares, indica-se que as operadoras de telefonia móvel poderão economizar até dois mil milhões de dólares devido a uma maior fidelização de clientes e ao provável aumento da sua receita média mensal em 1,10 dólares por utilizador, refre a Reuters, citando responsáveis do CGAP.
Os serviços financeiros a partir do telemóvel são um dos temas mais quentes da actualidade no mundo da comunicação sem fios, mas até o momento o seu sucesso tem sido limitado a alguns mercados emergentes, já que nos países desenvolvidos rivalizam com a popularidade dos serviços bancários online.
O mercado surgiu no início de 2007, com o lançamento do M-PES, pela Safaricom, no Quênia. O serviço atraiu 6,5 milhões de utilizadores, ou um em cada seis quenianos.
Operadoras de telefonia móvel em diversos países seguiram o exemplo, e para o final de 2009 a CGAP prevê que mais de 120 serviços bancários para telefones estejam disponíveis nos mercados em desenvolvimento.
As novas estimativas integram um estudo conjunto entre o GCAP e a GSMA, destinado a avaliar a dimensão dos mercados financeiros para serviços móveis, que será publicado na próxima semana, durante o Mobile Money Summit, em Barcelona.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários