A Siemens reclama ter conseguido bater o recorde de transmissão de dados numa única fibra óptica recorrendo a processamento puramente eléctrico, pela primeira vez fora do laboratório. A velocidade de transmissão conseguida foi de 107 Gbps e os primeiros produtos baseados na tecnologia podem chegar ao mercado dentro de alguns anos.
A transmissão e recepção do sinal foi feita usando meios de processamento puramente eléctricos e a empresa considera que esta é uma tecnologia que pode ser a base das redes do futuro, já que se conseguiu aumentar em duas vezes e meia a velocidade anteriormente alcançada
A experiência contou com a participação da Micram, do Fraunhofer Institute for Telecommunications e da Eindhoven Technical University. O teste, feito pela primeira vez fora de laboratório, usou uma rede de fibra óptica com 160 Km situada nos Estados Unidos, onde a Siemens já tinha implementado tecnologia de transmissão óptica de 40 GBps para uso comercial.
De acordo com um comunicado, a Siemens já tinha provado há alguns meses a possibilidade de estabelecer um receptor com processamento eléctrico total para transmissão óptica a velocidades de 107 Gbits por segundo, onde o sinal emitido era recebido e processado por um chip. Agora todo o processo foi totalmente eléctrico, usando um sistema desenvolvido que processa todos os dados electricamente, antes e depois da conversão dos sinais eléctricos em ópticos e vice versa.
Notícias Relacionadas:
2004-12-11 - Siemens reclama recorde de 1 Gbps na transmissão wireless de dados
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários