A Siemens reclama ter conseguido bater o recorde de transmissão de dados numa única fibra óptica recorrendo a processamento puramente eléctrico, pela primeira vez fora do laboratório. A velocidade de transmissão conseguida foi de 107 Gbps e os primeiros produtos baseados na tecnologia podem chegar ao mercado dentro de alguns anos.

A transmissão e recepção do sinal foi feita usando meios de processamento puramente eléctricos e a empresa considera que esta é uma tecnologia que pode ser a base das redes do futuro, já que se conseguiu aumentar em duas vezes e meia a velocidade anteriormente alcançada

A experiência contou com a participação da Micram, do Fraunhofer Institute for Telecommunications e da Eindhoven Technical University. O teste, feito pela primeira vez fora de laboratório, usou uma rede de fibra óptica com 160 Km situada nos Estados Unidos, onde a Siemens já tinha implementado tecnologia de transmissão óptica de 40 GBps para uso comercial.

De acordo com um comunicado, a Siemens já tinha provado há alguns meses a possibilidade de estabelecer um receptor com processamento eléctrico total para transmissão óptica a velocidades de 107 Gbits por segundo, onde o sinal emitido era recebido e processado por um chip. Agora todo o processo foi totalmente eléctrico, usando um sistema desenvolvido que processa todos os dados electricamente, antes e depois da conversão dos sinais eléctricos em ópticos e vice versa.

Notícias Relacionadas:

2004-12-11 - Siemens reclama recorde de 1 Gbps na transmissão wireless de dados

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.