A Siemens e a Microsoft apresentaram hoje os detalhes para Portugal da sua parceria global para a área de soluções de colaboração e comunicação em tempo real nas empresas. Apresentada há alguns meses a nível internacional, esta parceria global prevê um esquema de licenciamento cruzado para as soluções das duas empresas nesta área e oferece ao mercado a solução HiPath OpenScape, baseada na suite da Microsoft Office Live Communications Server 2005 e incluindo também o Microsoft Office Communicator e o Microsoft Office Live Meeting.



No mercado português, as empresas escolheram a PT Corporate para a realização de um piloto que irá testar a solução junto de 60 a 80 colaboradores da empresa, na área de vendas. Depois do teste, que terá uma duração de três meses, a PT Corporate passa a comercializar a solução de comunicação junto do universo de grandes empresas suas clientes. Carlos Alves, CEO da empresa, admitiu ainda que numa segunda fase é também objectivo do grupo fazer chegar a OpenScape a empresas de menor dimensão.



A comercialização da solução foi pensada em dois modelos distintos, que pretendem adequar-se a diferentes realidades empresariais. No caso das grandes empresas é da sua responsabilidade o hosting da solução, o que representa maiores custos. Nas PMEs está previsto um esquema de ASP que reparte custos entre cliente e fornecedor, o que permitirá colocar a solução numa empresa com um custo médio de 10 a 15 euros por colaborador, detalhou a Siemens na conferência de imprensa de apresentação da estratégia para o mercado português.



O relacionamento com a PT Corporate para testar e colocar no mercado a solução não tem carácter de exclusividade e a Siemens garante que está já em negociações com mais duas grandes empresas para implementação do OpenScape.



A solução apresentada pelas empresas prevê a unificação total dos sistemas de comunicação e permite gerir e activar num mesmo interface a comunicação entre dois ou mais utilizadores via messenger, telemóvel, telefone fixo, videoconferência. Apresentada como uma solução de produtividade, o openScape é vocacionado para empresas e áreas de actividade com forte mobilidade.



O acordo entre a Siemens e a Microsoft foi firmado num horizonte de vários anos e prevê manutenção do esquema de licenciamento cruzado e esforços de integração para novos produtos desenvolvidos pelas duas empresas nesta área das comunicações em tempo real. No âmbito do mesmo acordo, as empresas comprometem-se a coordenar esforços de marketing e vendas para esta área.



Recorde-se que o Microsoft Office Live Communications Server 2005 é a versão mais recente da plataforma empresarial de instant messaging da Microsoft. O HiPath OpenScape é uma solução de colaboração e mobilidade que reúne tecnologias de unified messaging, reconhecimento de voz, gestão de presença, funções groupware e partilha de documentos.


Notícias Relacionadas:

2004-05-04 - Microsoft e Siemens estabelecem acordo de licenciamento cruzado