O Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho foi o único em toda a Europa a ser escolhido pela Siemens
para participar num programa de teste mundial a um novo sistema de TI aplicado à cardiologia, que envolve também dois hospitais nos EUA.


O programa, denominado Customer User Testing (CUT), prevê o desenvolvimento e atualização de uma solução informática aplicada à área de imagiologia cardíaca, já instalada e em utilização no centro hospitalar português.


Criada para gerir dados e imagens nas modalidades de angiografia coronária, angioTC, ressonância magnética cardíaca e ecocardiografia, a nova solução permite a consulta da informação "em qualquer ponto do hospital" - refere a Siemens em comunicado - tendo como principal objetivo possibilitar a análise da informação no âmbito das consultas e em bloco operatório.


"A grande vantagem no nosso dia-a-dia é podermos fazer um relatório estruturado e sistematizado, usando praticamente os mesmos termos, de uma forma rápida e que nos permite arquivar todos os dados dos doentes também de forma estruturada", explica no comunicado Nuno Bettencourt, responsável pelos sistemas cardíacos no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.


De acordo com a Siemens, a utilização deste novo sistema em Portugal permitiu a este centro hospitalar "alcançar um nível de eficiência mais elevado", graças ao agrupamento, numa rede única, de imagens a partir de várias fontes de exames ligados à cardiologia.


Por outro lado, foi também possível introduzir ajustes na própria plataforma, por exemplo, passando a ser possível fazer a visualização de imagens e dos relatórios num dispositivo iPAD.


Vasco Gama, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar, defende que "para o Centro Hospitalar e, inclusivamente, para o país, é uma distinção muito grande fazer parte deste projeto".