A Motorola revelou que nos próximos dois anos irá instalar o sistema operativo Linux em 60 por cento dos terminais que fabrica, adiantou um representante da marca na LinuxWorld, a decorrer em São Francisco.



A fabricante norte-americana já oferece alguns modelos que incluem software Linux embora agora admita que quer manter "uma aposta forte" naquele sistema operativo.



Desde que deu os primeiros passos no mercado, a Motorola já utilizou vários sistemas operativos nos seus equipamentos. O software utilizado nos primeiros modelos foi motivo de várias críticas da indústria que o apelidava de "complicado" tendo em conta a simplicidade do sistema utilizado pela Nokia.



Com o passar dos anos a fabricante foi aperfeiçoando as características do software aplicado e começou a apostar nas plataformas Symbian e Windows Mobile.



Adam Leach, analista citado pela Vnunet, refere que este medida pode ser de extrema importância para os consumidores que se encontrem nas posições cimeiras da cadeia de valor, principalmente as "OEM e os operadores", o que leva os especialistas a estimar que a Motorola instale Linux nos telemóveis de gama média e alta.




Notícias Relacionadas:

2007-07-25 - MotoQ 9 "europeizado" estreia smartphones da Motorola em Portugal

2007-06-06 - Motorola anuncia mais despedimentos para este ano