Depois de alguns deputados levantarem questões acerca da violação da sua privacidade, dados os controlos informáticos implementados na Assembleia da República, Jaime Gama pediu uma investigação à segurança do sistema informático do Parlamento.



De acordo com a TSF, o pedido de Jaime Gama ao Conselho de Administração da Assembleia inclui um "levantamento rápido e rigoroso dos procedimentos que estão a ocorrer com os emails". Isto porque, o sistema de monitorização implementado bloqueia o tráfego de correio electrónico que tenha um tamanho superior a 10MB.



Luís Marques Guedes, actual presidente da Comissão de Ética do Parlamento, frisou que este é um dos motivos que tem causado maior polémica entre os deputados. Segundo o responsável quando os deputados solicitam intervenção dos serviços informáticos para resolver dificuldades, acontece frequentemente receberem na resposta mensagens onde constam conteúdos das mensagens originais que supunham confidencial.



Casos de emails que chegam abertos à caixa de correio dos destinatários ou o facto dos serviços da Assembleia da República terem o descritivo dos movimentos das caixas do correio electrónico com os assuntos registados, são outras queixas apontadas pelos deputados.



Notícias Relacionadas:

2008-04-10 - Funcionários da AR com acesso controlado à Internet