Uma nova versão do Skulls começou a aparecer em sites que disponibilizam de aplicações para telemóvel. Segundo avisa a empresa de software anti-vírus F-Secure, o troiano Skulls.D surge disfarçado de uma actualização do Macromedia Flash e, tal como as versões anteriores, infecta terminais da série 60 que correm o sistema operativo Symbian.



O Skulls.D carrega o worm SymbOS/Cabir.M no telefone, desactivando as aplicações de segurança do sistema e de terceiros e fazendo surgir uma animação que mostra a imagem de uma caveira a piscar, a par da mensagem "WARNING!!! Device Have been Attact By Virus". Os telemóveis infectados ficam assim impedidos de removerem o software malicioso, de correrem outros programas, de tirarem fotografias ou enviarem mensagens de texto, embora possam continuar a servir para fazer chamadas, explica a F-Secure.



A empresa de segurança diz ter disponível um software de protecção contra vírus que detecta o Skulls.D e o Cabir que este integra. Aconselha igualmente os utilizadores que desconfiam que os seus telemóveis estão infectados a não desligar e ligar o telemóvel e a dirigirem-se ao seu site para remover o worm.



A F-Secure acrescenta que lhe chegaram apenas duas queixas relativamente a infecções pelo Skulls.D, que aconteceram depois dos utilizadores dos telemóveis terem descarregado uma aplicação de um fórum Web.



Notícias Relacionadas:

2004-12-30 - F-Secure avisa sobre novas variantes de Cabir


2004-12-23 - Vírus mascara-se de jogo para infectar dispositivos Symbian