Entre Abril e Junho, período correspondente ao segundo trimestre do ano, as vendas de telemóveis aumentaram cerca de 14 por cento, para um total de 326 milhões de unidades vendidas.



Como já tinha acontecido em trimestres anteriores, as vendas de equipamentos inteligentes (smartphones) deu um forte impulso ao mercado, em larga medida devido à descida do preço médio dos dispositivos. Assim, um quinto dos telemóveis vendidos no período era smartphone, num crescimento de 50 por cento face aos três meses anteriores.



A plataforma Android é a que mais se destaca no contexto do mercado de smartphones e afirmou-se no trimestre como a terceira mais usada em todo o mundo e a mais usada nos Estados Unidos, roubando a liderança deste segmento à RIM, dona do Blackberry SO.



No ranking mundial os telefones suportados na plataforma Symbian detiveram no trimestre uma quota de 41,2 por cento, menos 10 por cento que no mesmo período do ano passado.



A RIM - com o sistema operativo do Blackberry - surge na segunda posição com uma quota de 18,2 por cento, de acordo com os números divulgados pela consultora Gartner. A empresa de estudos de mercado prevê uma expansão ainda mais forte para a plataforma Android até final do ano, acreditando que nessa altura o sistema operativo já será o segundo mais utilizado em todo o mundo.



No final de Junho os telefones com Android representaram 17,2 por cento das vendas. O iPhone SO estava em 14,2 por cento dos smartphones vendidos.



Globalmente - a nível mundial e somando todos os segmentos de mercado - a Nokia continua a liderar o mercado móvel com uma quota de 34,2 por cento, seguida da Samsung que controla 20,1 por cento das vendas.