Atualmente, os telefones inteligentes representam cerca de uma em cada três ligações móveis ativas, num total de dois mil milhões de ligações. O crescimento previsto para os próximos seis anos sugere que em 2020, das 9 mil milhões de ligações móveis previstas, 6 mil milhões sejam asseguradas por smartphones.



O resto das ligações móveis previstas no estudo (que não tem em conta as ligações M2M) será assegurado por tablets, dongles, roters, mas também por telemóveis básicos e feature phones.



A pesquisa também revela que os países desenvolvidos continuarão a dominar o acesso a este tipo de equipamentos. Hoje dois em cada três smartphones estão em países desenvolvidos. Em 2020, quatro em cada cinco smartphones estarão nas mesmas regiões do globo.



"Este estudo deixa claro que os smartphones serão a força condutora para o crescimento da indústria móvel nos próximos seis anos, com milhão milhões de novas ligações a smartphones previstas para os próximos 18 meses", sublinha Hyunmi Yang, responsável de estratégia da associação que representa os operadores de telecomunicações.



Os dados são de um estudo da GSMA Intelligence designado "Smartphone forecasts and assumptions, 2007-2020". O documento integra um rankin onde é possível ver que países terão maior número de ligações móveis asseguradas por smartphones em 2020. A China lidera este ranking. Os Estados Unidos surgem na segunda posição e o Brasil na terceira.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.