A Sonaecom e a Vodafone Portugal vão construir e explorar conjuntamente uma rede de fibra óptica de nova geração (RNG) nos principais centros urbanos.

As duas operadoras explicam em comunicado que esta parceria dará origem a uma nova empresa, detida em partes iguais por cada uma, e deixam uma porta aberta a outros operadores interessados em integrar o projecto.

"A concretização deste acordo será alcançada através da criação de uma empresa detida em partes iguais pela Sonaecom e Vodafone Portugal e prevê ainda a possibilidade da RNG vir a estar disponível a outros operadores que nela venham a mostrar interesse", referem.

Mantendo-se a actuação comercial independente de cada uma das empresas, ressalvam, "o acordo proporciona uma maior racionalidade económica aos investimentos nas RNG, com benefícios claros para os clientes, para o desenvolvimento da sociedade da informação e do conhecimento e para o país".

A Sonaecom e a Vodafone Portugal destacam ainda que "a celebração de um acordo com estas características, num dos mais competitivos sectores da actividade económica portuguesa e numa área tão importante como a das Redes de Nova Geração, assume um especial significado".