A Sony Ericsson
revelou ontem em Cannes, durante o Congresso Mundial
3GSM
, o seu primeiro telemóvel 3G que utiliza tecnologia dual mode, podendo funcionar em redes UMTS e como GSM-GPRS. Designado Z1010, este modelo está optimizado para videoconferências e aplicações vídeo, dispondo de duas câmaras digitais, dois ecrãs e suporte para imagens vídeo.

Este terminal será o primeiro de uma linha de produtos 3G que o consórcio
entre a japonesa Sony e a
sueca Ericsson irá
disponibilizar para o mercado mundial. O Z1010 integra um sistema de
mensagens multimédia de fácil utilização que tira partido das capacidades das redes de telefonia móvel de terceira geração. O seu ecrã principal,
localizado na parte traseira, é a cores, ao passo que o que está localizado no painel frontal é monocromático, permitindo um fácil acesso à informação quando o dispositivo está fechado.

A câmara integrada permite captar facilmente imagens fixas e vídeo que podem ser enviadas posteriormente em formato MMS ou por correio electrónico. Para além disso, o novo modelo contém ainda uma câmara dedicada para chamadas de vídeo que se situa por baixo do ecrã principal, permitindo que ao mesmo tempo que está a ser filmado, o utilizador possa ver a outra pessoa ou grupo de pessoas que participam na conversa ou conferência.

Com o fim de disponibilizar uma maior mobilidade de informação entre o Z1010 e outros aparelhos, bem como para aumentar a memória, este modelo inclui a tecnologia Sony Memory Stick Duo, para a transferência de imagens, excertos de vídeos e ficheiros de música de e para o terminal móvel. O Z1010 começou já a ser enviado para os operadores, permitindo assim que sejam realizados testes de interoperabilidade.

Após a conclusão destes testes, prevista para o segundo trimestre do ano, o novo modelo passará a estar disponível no mercado, apoiando os lançamentos das operadoras, na segunda metade de 2003. A Sony Ericsson tem estado a enviar, desde meados de 2002, telemóveis experimentais de rede UMTS para clientes seleccionados de alguns operadores, tendo anunciado, em Setembro, juntamente com a Ericsson, as primeiras chamadas efectivas dual mode UMTS/GSM entre os dois sistemas, demonstrando assim a sua compatibilidade.

Notícias Relacionadas:
2001-09-03 - Ericsson cria empresa para plataformas
2001-08-28 - Ericsson e Sony selam acordo para fusão de unidades de
telemóveis