Durante uma conferência de imprensa em Chennai, Miles Flint, presidente da Sony Ericsson Mobile Communications, anunciou, que a empresa tem intenções de dar início à produção de telemóveis de baixo custo na Índia, apoiando-se para isso na parceria com as fabricantes Flextronics e Foxconn.



Inicialmente o foco das operações será o fabrico de dispositivos com ecrã a cores e com capacidade de reprodução de ficheiros MP3. Para além dos preços competitivos os telefones serão desenvolvidos a pensar no mercado para o qual se dirigem contando para isso com um teclado com caracteres locais e funcionalidades específicas no que diz respeito a conteúdos embutidos.



A Sony Ericsson acredita que até 2009 terá produzido perto de 10 milhões de telemóveis na Índia, o que representará cerca de 13 por cento do total de dispositivos vendidos pela marca em todo o mundo no ano passado.



Desde que entrou no mercado indiano, em 2002, a joint venture entre a japonesa Sony e a sueca Ericsson já conseguiu expandir as suas operações e presença a vários pontos do país graças às parcerias locais estabelecidas, sendo hoje uma das três principais fabricantes de equipamentos GSM na Índia.



No âmbito da sua estratégia de crescimento a longo prazo, a empresa irá aumentar a sua presença em mercados em desenvolvimento de forma a aumentar a sua capacidade de fabrico de baixo custo, aumentando assim a competitividade no mercado.



De acordo com a fabricante, a Índia é um dos países inseridos na estratégia de crescimento. Com uma base de subscritores de GSM na ordem dos 105,4 milhões, a Índia é um dos mercados com maior taxa de crescimento mundial, motivo pelo qual se assume como centro de operações prioritário para a Sony Ericsson.



Thiru Dayanidhi Maran, ministro para a área das TIC, anunciou durante o encontro que a aposta da fabricante demonstra o potencial do mercado indiano e representa uma forte oportunidade para diminuir a taxa de desemprego no país.

Notícias Relacionadas:

2006-11-27 - Ericsson e Sony alargam parceria às redes de banda larga e à Mobile TV

2006-07-13 - Aumento das vendas de telemóveis quase duplica lucros da Sony Ericsson