A Sony Ericsson, a joint-venture que é actualmente o quarto maior fabricante de telemóveis do mundo, divulgou ontem uma nova linha de produtos com o objectivo de tornar a troca de imagens entre telefones celulares numa funcionalidade utilizada pela generalidade dos utilizadores.



Através de uma série de anúncios realizados em vários pontos do globo - desde Singapura a Londres e Nova Iorque - a empresa formada pela japonesa Sony e a sueca Ericsson revelou ontem uma série de telemóveis compatíveis com MMS (Serviço de Mensagens Multimédia) e incorporado ainda novas capacidades de dados e voz.



Este lançamento global da nova linha de produtos da Sony Ericsson assumiu diferentes contornos adaptados a cada região ou continente, reflectindo a vasta gama de padrões tecnológicos incompatíveis entre si e diferentes tipos de procura por parte dos consumidores na Ásia, Europa e América do Norte.



Os novos produtos ontem anunciados inserem-se na estratégia da joint-venture de trazer o MMS junto dos utilizadores com menores recursos financeiros, numa tentativa de massificar a tecnologia. Essa intenção reflecte-se no facto de vários destes modelos se destinarem ao segmento de mercado dos jovens, um tipo de consumidor que a Sony Ericsson não tinha conquistado até agora.



Por outro lado, a Sony Ericsson encontra-se apostada em recuperar a quota de mercado perdida devido à estagnação da indústria das comunicações móveis em que os consumidores preferem manter em utilização os seus velhos aparelhos, pois consideram que existem poucas razões para adquirir novos modelos.



Nos Estados Unidos, a empresa vai começar a comercializar um conjunto de modelos que serão compatíveis com as redes internacionais de GSM, bem como vários aparelhos de baixo custo e destinados ao mercado de massas de forma a manter a Sony Ericsson competitiva também nas redes CDMA e TDMA.



Um novo modelo que se enquadra no segmento de topo de gama é o P800 que consiste na combinação de um telemóvel, uma agenda informática e uma câmara fotográfica. Este aparelho suporta uma maior capacidade de utilização dos memory sticks da Sony, o que permite simplificar a troca de grandes ficheiros de imagens e sons com outros dispositivos.



Outra novidade da Sony Ericsson é a disponibilização de cabos e software especial que irá permitir transferir imagens tiradas através do telemóvel para PCs, onde poderão ser editadas e guardadas.



Mas para ter acesso a grande parte destes novos produtos, os utilizadores terão que esperar até ao final do terceiro trimestre ou início do quarto. de acordo com a empresa. Dois dos modelos apresentados ontem pela Sony Ericsson suportam a incorporação de uma câmara fotográfica, sendo as suas dimensões, contudo, bastante reduzidas.



Com início de comercialização previsto para Novembro, o T300 irá custar cerca de 80 euros - contando com o financiamento da operadora -, situando-se no segmento dos modelos de gama baixa. Este telemóvel irá oferecer tons de toques mais ricos em termos musicais, integrando ainda alguns jogos.



Outro novo modelo é o T200, que oferece algumas das funcionalidades do modelo anterior mas com um preço inferior - cerca de 15 euros, contando com o financiamento da operadora. Este dispositivo destina-se aos jovens, podendo aceder rapidamente a páginas da Internet, tirar fotografias como uma câmara anexada ao aparelho e enviá-las por email.



Ainda ontem, a concorrente Nokia lançou um novo modelo, o 6610, que se destina a acelerar a adopção do MMS. Este é um dos primeiros telemóveis da fabricante finlandesa com um ecrã a cores, incorporando um rádio FM e a capacidade de efectuar downloads e de executar programas. Contudo, o Nokia 6610 não tira fotografias ao contrário do 7650, previsto para ser lançado no final deste mês e que integra uma câmara fotográfica.



Notícias Relacionadas:

2002-06-17 - Nokia disponibiliza telemóvel com ecrã a cores e MMS

2002-06-05 - Ericsson prevê que MMS ultrapasse SMS até 2005

2002-04-09 - Problemas com direitos de autor poderão levar a graves perdas financeiras no MMS

2002-03-06 - Sony Ericsson apresenta telemóveis com ecrãs a cor e serviços MMS

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.