http://imgs.sapo.pt/gfx/82883.gif

CMD-J7, J70 e Z7 são os novos telemóveis lançados no mercado pela Sony. Embora destinados a tipos de utilizador diferentes, todos os modelos mencionados integram acesso à Internet através de protocolo WAP, capacidade de recepção e envio de email e sistema Jog Dial.



Uma outra característica presente nos três novos telemóveis é o "toque harmonioso", composto pelo toque de tons múltiplos (3 tons polifónicos) em simultâneo, e que resultam em 30 toques de chamada diferentes no caso do modelo CMD-Z7.



Destinados ao público jovem, os telemóveis CMD-J7 ou J70 - com designações que diferem apenas porque se apresentam em cores diferentes, respectivamente em azul e em prata - dispõem de "compositor de toques", possibilitando a gravação de até três toques aproveitando um qualquer som externo.



Na área das características mais ligadas ao entretenimento e visto que se trata de um produto para o segmento mais jovem, a nova gama CMD-J7/J70 possibilita ainda o envio de SMS com imagem e som, apresentando também quatro jogos: Bananas, PicPuz, Mindblaster e Sandart. É ainda possível seleccionar uma imagem de fundo para o visor, apresentada quando o telefone está em espera.



O CMD-Z7, dirigido a "pessoas de negócios", inclui porém dois jogos que, de acordo com a Sony, beneficiam das funções de vibração e de Advanced Jog Dial que o telemóvel incorpora.



O Advanced Jog Dial 5D, um sistema próprio da Sony para navegar nos menus do telefone que consiste num pequeno botão que roda verticalmente e que se prime para a selecção, posiciona-se agora num local diferente do CMD-Z7, permitindo, segundo o fabricante, um manuseamento mais fácil do telefone com uma só mão. De salientar ainda neste novo telemóvel, uma ferramenta de gestão pessoal que possibilita o planeamento de eventos.



O interface gráfico de utilizador dos modelos lançados fazem uso total do visor, que apresenta quatro níveis de cinzento e uma resolução de 96x92 pixels. As baterias, são de lítio-polímero no caso do Sony CMD-Z7 e de iões de lítio nos J7 e J70, e têm respectivamente autonomias de 200 e 190 horas em stand-bye de 200 e 50 minutos de conversação. O preço dos novos modelos Sony apresentados para o mercado português não foi ainda revelado.



Embora recentemente tenha sido criada a Sony Ericsson Mobile Communications, uma empresa que reflecte a fusão entre as unidades de telefones móveis da Sony e da Ericsson (ver Notícias Relacionadas), cada um dos fabricantes deverá manter a sua própria linha de dispositivos, ainda que passem a desenvolver novos produtos para a marca resultante da fusão, que deverá surgir no segundo semestre de 2002.



Notícias Relacionadas:
2001-08-28 - Ericsson e Sony selam acordo para fusão de unidades de telemóveis

2000-11-20 - Novo telemóvel da Sony tem interface USB

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.