A Sprint Nextel e a Clearwire anunciaram a união das suas divisões de Internet de banda larga sem fios para criar uma nova companhia, avaliada em 14,55 mil milhões de dólares. A nova empresa, que recebe o nome Clearwire terá como objectivo a promoção e a multiplicação por cinco da velocidade de acesso à Internet, através da tecnologia WiMax, em telemóveis e computadores portáteis.



O projecto conta com a participação de empresas como a Google, Comcast, Intel e Time Warner, que investirão 3,2 mil milhões de dólares. O controlo da sociedade será dividido, cabendo 51 por cento à Sprint Nextel, 27 por cento à própria Clearwire e 22 por cento aos restantes investidores do projecto.



Este acordo permite que a Sprint Nextel se centre no seu negócio móvel, onde perdeu um milhão de utilizadores no último ano. Ainda há poucos dias era anunciada uma possível OPA da Deutsche Telekom sobre a companhia, uma estratégia que daria origem ao maior operador de telecomunicações nos Estados Unidos.



Agora, com a criação da nova empresa, a Sprint poderá competir com as suas principais rivais, a AT&T e a Verizon Wireless no negócio da Internet sem fios de alta velocidade, área em que quer chegar aos 120 a 140 milhões de clientes até ao final de 2010.



Notícias Relacionadas:

2007-08-31 - Projectos Wi-Fi de vários municípios norte-americanos enfrentam dificuldades financeiras