Dados apurados na primeira semana de Junho revelam que o número de subscritores móveis a nível mundial ascende já a 1,5 mil milhões, um número que continuará a crescer em ritmo acelerado nos próximos dois anos segundo as previsões da EMC. A consultora aposta numa adição de 240 milhões novos clientes aos serviços móveis para este ano, uma ordem de grandeza que se irá repetir no ano seguinte.



Se as previsões estiverem correctas, a fasquia dos dois mil milhões de subscritores deverá ser atingida em Julho de 2006, diz a consultora apontando para o crescimento acelerado dos mercados emergentes como um dos principais factores, divulga o Telecom Paper.



Os mercados referidos no documento como principais impulsionadores de serviços móveis são a China, o Brasil e a Índia. Só na China a consultora prevê que em 2009 existam 550 milhões de subscritores, para um número global de 2,45 mil milhões.



Já no que respeita à Índia as previsões da EMC apontam para que o tamanho do mercado quadruplique até 2009, altura em que deverá atingir os 117 milhões de subscritores, ocupando o lugar de terceiro mercado mundial. Por seu lado o Brasil, impulsionado pela migração do TDMA para o GSM, deverá ver o número de subscritores aumentar até aos 106 milhões em 2009.



O mercado americano ocupa o segundo lugar da tabela mundial de maiores mercados móveis, com 157 milhões de utilizadores que até 2009 deverão passar a 223 milhões, indicam as previsões.



A EMC sublinha que a taxa de penetração móvel em termos globais é de apenas 23 por cento, o que revela ainda um enorme potencial de crescimento do mercado já que estão fora do mercado 5 mil milhões de subscritores potenciais.



Notícias Relacionadas:

2004-05-28 - Utilização do GSM dispara no continente americano

2003-09-08 - Serviço móvel atinge os 8,63 milhões de clientes no segundo trimestre