O telemóvel ficou no autocarro, perdeu-se no ginásio, caiu ao mar, não interessa... o que interessa é que estava lá o número daquela loira da discoteca, daquele cliente com quem tínhamos o negócio hoje, já para não falar das datas de aniversário todas, das tias, primos e primas, informação pessoal, enfim, meses ou anos de contactos e informação acumulados e que dificilmente serão recuperados.

Claro que é possível manter uma agenda em papel, mas e o trabalho que isso dá?! Quando se introduzisse um número no telemóvel teria de se escrevê-lo também na agenda e vice-versa. Além disso entrámos na era digital e o papel, para além de estar fora de moda, implica o abate de árvores e poluição do meio ambiente.

A boa notícia é que quaisquer contactos podem, com toda a segurança e maior ou menor confidencialidade, ser colocados em formato digital e vaguear no disco rígido do PC ou nos servidores de uma operadora móvel sob a forma de I's e O's, à espera de serem descarregados para um telemóvel novinho em folha, sem se perder nada.

A solução local

http://imgs.sapo.pt/gfx/441379.gif

A forma mais segura, porque não implica informação a ser transmitida pela nuvem, é a utilização de um programa de sincronização dos dados, de um telemóvel para um computador. Esta solução exige uma ou mais aplicações, dependendo do telemóvel e da informação a copiar, bem como cabos de ligação específicos ou componentes que permitam ligações sem fios no computador.

Consoante as características do telemóvel, é possível fazer a cópia de segurança por cabo de dados, infravermelhos, bluetooth ou Wlan. Existem inúmeras soluções, dependendo do telemóvel e do sistema operativo do computador, mais ou menos abrangentes, permitindo desde a cópia e gestão de contactos até à gestão das bibliotecas multimédia de som, imagem e vídeo.

As operadoras móveis oferecem também soluções de backup para quase todos os modelos de telemóveis que permitam o envio de dados e serviços de sincronização para um número mais restrito de terminais. Está disponível uma lista dos telemóveis suportados nos sites referentes aos serviços de backup e sincronização de cada uma das operadoras. Estes serviços são geralmente pagos mediante um valor mensal e não cobram o tráfego gerado.

As soluções de backup das operadoras permitem também a sincronização ou cópia de segurança para o computador pessoal do cliente, desde que suportado pelo telemóvel, sem custos de tráfego de dados.

Arquivo T da TMN

http://imgs.sapo.pt/gfx/441381.gif

A TMN apresentou recentemente o serviço arquivo T, que para além do backup, permite a gestão de conteúdos multimédia entre telemóvel, computador e espaço de cliente nos servidores TMN, para além da consulta desses mesmos conteúdos em qualquer computador com ligação à net.

Este serviço tem a mais valia de oferecer um espaço individual de 5MB, acessível ao cliente através de um browser web e que permite drag and drop de ficheiros do desktop para o arquivo e daí para o telemóvel. O custo mensal do serviço é de 1,48 euros e inclui todo o tráfego gerado pelo acesso. Para adesões até 31 de Dezembro de 2008, a TMN oferece uma mensalidade do serviço.

Vodafone

http://imgs.sapo.pt/gfx/441380.gif

A Vodafone disponibiliza o serviço Vodafone BackUp, que para além de permitir a cópia dos contactos, permite também manter um registo dos jogos e aplicações adquiridos pelo cliente através do portal Vodafone live!.

Em caso de perda do telemóvel o cliente poderá fazer o download dos conteúdos que comprou sem voltar a pagar por eles. Os contactos podem também ser editados através do portal da Vodafone. O serviço da Vodafone é taxado por número de sincronizações, não exigindo uma tarifa mensal. A Vodafone oferece, igualmente, os primeiros três meses de sincronizações.

ZYB

http://imgs.sapo.pt/gfx/441382.gif

Existem ainda soluções de backup e armazenamento pagas e gratuitas independentes das operadoras. O ZYB oferece um serviço gratuito de backup e sincronização de contactos e calendários, com a possibilidade de edição através da Web.

Nokia My Backup

http://imgs.sapo.pt/gfx/455896.gif

Para os possuidores de telemóveis Nokia, o serviço gratuito My Nokia oferece o My Nokia Backup, permitindo a salvaguarda de todos os dados presentes no telemóvel, incluindo contactos, calendários, afazeres e notas. O serviço oferece igualmente funções de sincronização, já que após ter sido efectuada a primeira cópia de segurança, o utilizador poderá gerir e editar os contactos e restante informação a partir de qualquer computador com ligação à internet ou no telemóvel, com as alterações a reflectirem-se num ou noutro lado após a sincronização. As sincronizações e backup podem ser iniciados a partir do telemóvel.

Nestes casos, apesar de o alojamento ser gratuito, o utilizador terá sempre de pagar o tráfego de dados gerado pelo serviço à sua operadora, caso recorra à ligação de dados móvel.

O ponto negativo de tudo isto é que, aquela desculpa do "tava mesmo pa te telefonar mas perdi os meus contactos todos porque o telemóvel caiu-me do bolso quando tava a fazer bungee-jumping na Polinésia francesa"... já não pega.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.