Nokia e Swisscom Broadcast firmaram uma parceria estratégica para implementar aquela que dizem ser a maior rede de “Drones-as-a-Service” na Suíça. A solução inclui 300 unidades Drone-in-a-Box da Nokia e será aplicada na área da segurança pública e industrial no país.

A colaboração representa um avanço significativo para a Suíça, permitindo a automação de drones com o suporte de tecnologias 3GPP para operação autónoma além da linha de visão (BVLOS), referem as empresas em comunicado.

A solução será implementada em todo o país, com os drones operados remotamente a fornecerem suporte a emergências, proteção de perímetros e inspeção de infraestruturas.

As unidades Nokia Drone-in-a-Box serão usadas para monitorizar grandes áreas, fornecer informações em tempo real durante emergências e aumentar a consciência situacional dos socorristas, melhorando a tomada de decisões antes mesmo da ajuda chegar ao local do incidente.

As agências de segurança pública na Suíça poderão aceder à rede nacional de drones simplesmente solicitando um voo de drone, semelhante a um serviço partilha de viagens, da Swisscom Broadcast, explica-se.

Além dos benefícios para a segurança pública, a solução também aumentará a segurança do trabalho em setores industriais, como na inspeção de infraestruturas altas ou de difícil acesso, o que elimina a necessidade de os trabalhadores escalarem ou andarem em áreas perigosas. Os drones permitirão inspeções remotas e a recolha de dados críticos, contribuindo para a otimização de recursos e, potencialmente, salvando vidas, alegam as empresas.

Este é o segundo projeto nacional da Nokia Drone Networks, seguindo uma implementação bem-sucedida na Bélgica. Ligados à rede 5G, os drones da Nokia têm câmaras especiais, uma com visão térmica e outra com alta definição, que ajudam a monitorizar grandes áreas como fábricas, indústrias e fronteiras.

Vêm com uma estação de acoplamento, onde podem carregar e preparar-se para novos voos, e uma estação de controlo no solo, onde operadores podem gerir os voos e as imagens captadas. Todo o sistema é integrado com software que facilita a operação e a análise dos dados recolhidos, explica a Nokia.

Além de monitorizarem áreas amplas, os drones podem ser enviados rapidamente para locais de emergência logo após uma chamada de socorro. Ajudam a entender melhor a situação no local e a partilhar informações em tempo real com as equipas de resgate, melhorando a resposta e a tomada de decisões antes que os socorristas cheguem, alega a fabricante.