O consórcio Symbian anunciou que está em processo de licenciamento do ActiveSync, o protocolo que possibilita aos utilizadores dos smartphones acederem às aplicações e dados do Exchange Server 2003 da Microsoft, nomeadamente o correio electrónico, a agenda e os contactos. Recorde-se que já a Nokia, principal sponsor da Symbian, tinha anunciado no 3GSMWorld um acordo com a Microsoft neste sentido.



Mediante o acordo de licenciamento realizado, a Symbian irá desenvolver um plug-in para as fabricantes que licenciarem o seu sistema operativo. Este plug-in será opcional, mas irá agora permitir às fabricantes construírem telefones que suportem a sincronização remota com o Exchange, sem que tenham que pagar licenças extra à Symbian.



A aproximação do consórcio liderado pela Nokia à Microsoft não surpreendeu os analistas de mercado, embora os dois concorram na área dos sistemas operativos para terminais móveis, há algum tempo e com bastante empenho.



A Symbian poderá assim tornar-se mais competitiva no sector empresarial, enquanto a Microsoft - cuja plataforma Windows CE não tem sido tão bem sucedida como a da rival - poderá beneficiar de um aumento das vendas do software de servidor, que já contribuem em 20 por cento das receitas totais, além de um maior volume de licenciamento.



Nos comunicados que divulgaram, ambas as empresas referem que o acordo lhes permitirá chegar a mais clientes e oferecer uma maior flexibilidade.



Notícias Relacionadas:

2005-03-14 - Terminais smartphone e 3G impulsionam mercado móvel europeu em 2005

2005-02-14 - Microsoft em acordo com a Flextronics para a produção de smartphones de baixo custo

2004-08-27 - Arranque das vendas de smartphones previsto para dentro de 12 ou 18 meses

2003-11-10 - Microsoft pode ultrapassar Symbian nos smartphones