Numa altura em que o tema do roaming está na ordem do dia na Europa, a T-Mobile nos Estados Unidos anunciou uma alteração nos seus planos tarifários internacionais que promete "mexer" no mercado.


A partir do final do mês, a operadora deixa de cobrar valores adicionais aos clientes em viagem no estrangeiro em todas as comunicações de dados (mensagens incluídas), até um limite de 2 GB. Para as comunicações de voz, a operadora introduz uma tarifa fixa de 0,20 dólares, cerca de 0,16 euros.


As novas condições contratuais estão disponíveis em 100 países, Portugal incluído, e são uma forma de incentivar os americanos a usarem o telemóvel quando viajam para o estrangeiro.
Como explica a operadora na nota em que anuncia a medida, os americanos realizam anualmente 55 milhões de viagens internacionais, um número que tem um impacto reduzido na receita paga ao operador.


Na sua base de clientes, revela a T-Mobile, cerca de 40% dos utilizadores quando viajam para fora do país deixam o telemóvel em casa para evitar custos avultados e surpresas no final do mês.


Recorde-se que na Europa o tema do roaming está em discussão. A Comissão Europeia apresentou uma proposta que prevê o fim das tarifas de roaming em 2016 e um conjunto de medidas para pressionar os operadores da região a eliminarem as diferenças no preço das comunicações para outros países da UE ainda antes dessa data. A proposta não é consensual e continuará em debate nos príoximos meses.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico