A T-Mobile USA anunciou ontem que os seus clientes poderão juntar as despesas pelo acesso ilimitado mensal ao seu serviço de redes sem fio Wi-Fi através de hotspots com a conta mensal das chamadas de voz efectuadas por telemóvel. Nos próximos meses, a companhia planeia tomar a mesma medida em relação aos assinantes que utilizam a sua rede GPRS (General Packet Radio Service) de telefones celulares.

A conta de 19,95 dólares devido ao acesso mensal ilimitado à rede de mais de 2300 hotspots da companhia espalhados pelo país em locais como cafés Starbucks, aeroportos e livrarias Borders irá aparecer ao lado das despesas cobradas pelas chamadas de voz efectuadas. Anteriormente, os clientes de serviços Wi-Fi da T-Mobile tinham que pagar as suas despesas todos os meses através de um cartão de crédito, independentemente de serem assinantes ou não do serviço de chamada de voz.

O preço cobrado pelo acesso ilimitado constitui um desconto de 50 por cento em relação aos planos tarifários tradicionais da companhia para o acesso a hotspots. O serviço irá também continuar como uma oferta independente por assinatura ou numa base de pay-for-use. A tecnologia de redes Wi-Fi é empregue para estabelecer o acesso à Internet através do ar dentro de um raio de cerca de 10 metros em relação ao dispositivo.

As operadores de serviços de telefonia celular começaram a comercializar o acesso sem fios à Internet dentro das salas de espera para executivos dos aeroportos, hotéis e cafés há cerca de dois anos atrás, de forma a encontrar novas fontes de receita. A T-Mobile afirmou que o anúncio representa um passo importante na sua estratégia Wi-Fi de oferecer uma variedade de serviços - como acesso sem fios à Internet a alta velocidade e soluções de voz e dados - através de uma oferta única.

A companhia pretende aumentar o seu número de hotspots para cinco mil até ao final do ano. Outras companhias norte-americanas de telecomunicações, como a Verizon Communications e a SBC Communications têm vindo a incorporar ligações DSL e serviços celulares de curta e longa distância em planos abrangentes de soluções.

Notícias Relacionadas:
2003-04-17 - WLAN
ultrapassam popularidade das redes móveis de terceira geração

2003-04-08 - Operadoras móveis aliam-se para fornecer oferta unificada de
produtos e serviços