A T-Mobile, subsidiária da Deutsche Telekom, anunciou que vai disponibilizar a tecnologia HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) de forma a que todos os consumidores usufruam de velocidades acrescidas para as aplicações móveis. Este anúncio poderá credibilizar os esforços da indústria na comercialização da tecnologia de terceira geração durante o próximo ano.

Com o HSDPA a T-Mobile poderá multiplicar as velocidades permitidas hoje pelo UMTS, passando dos actuais 384 kilobytes para 1,8 megabytes. Uma rapidez equivalente à disponibilizada no acesso DSL torna a tecnologia mais fiável para desenvolvimento de serviços interactivos, como os jogos online ou aplicações multimédia.

Em comunicado, a Deutsche Telekom, anunciou ainda que espera ser capaz de oferecer velocidades de ligação até 7,2 megabytes por segundo num futuro próximo.

Recorde-se que o High Speed Downlink Packet Access é um upgrade ao UMTS que permite maiores velocidades de downlink utilizando diferentes técnicas de modulação e codificação, bem como múltiplas antenas. A tecnologia está a ser testada por vários operadores, inclusive pela Optimus na Madeira com o objectivo de melhorar a cobertura da operadora na ilha e criar uma plataforma de ensaio para um uso generalizado da tecnologia.

Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - Indústria quer HSDPA no mercado em 2006

2005-06-01 - Optimus testa HSDPA na Madeira

2005-05-09 - Falta de terminais impede desenvolvimento de tecnologia HSDPA