Implementada uma nova política de preços para as chamadas em roaming no espaço europeu, as atenções do organismo executivo da Comissão Europeia viram-se agora para o modelo de tarifação das chamadas móveis, para o preço das mensagens de texto e para o preço das comunicações de dados móveis em roaming, mercados onde promete actuar em breve.



Numa comunicação apresentada hoje, a Comissão Europeia congratula-se com a baixa de preços registada em todos os países da União e nas ofertas dos 150 operadores que aí oferecem serviços móveis.



O relatório, que abrange um período de análise entre Abril e Setembro de 2007, destaca ainda o facto das operadores móveis não terem compensado em serviços não regulados a perda de receitas que sofreram com a introdução da Eurotarifa. Isto embora o relatório não cubra os últimos quatro meses e o seu período de análise tenha terminado no mês em que boa parte dos operadores europeus introduziram a Eurotarifa.



Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, sublinha no entanto que continua "preocupada com os preços dos SMS e serviços de dados em roaming" e promete: "vamos observar os desenvolvimentos muito de perto e responder de forma apropriada até final de 2008".



No que se refere ao modelo de tarifação das chamadas móveis, feito ao minuto, a CE já estudou o assunto e concluiu que em média há um desfasamento de 20 por cento entre aquilo que o cliente fala e o que de facto paga, graças ao sistema de facturação ao minuto.



Notícias Relacionadas:

2007-08-03 - Maioria dos operadores europeus implementou Eurotarifa