No último trimestre de 2005 a taxa de penetração do serviço móvel terrestre continuou a subir, fixando-se nos 108,7 por cento, um valor que fica acima da média da União Europeia, actualmente nos 97,2 por cento. No período existiam em Portugal 11,448 milhões de assinantes do serviço, número que representa um crescimento de 2,8 por cento face ao trimestre anterior e de 10,5 por cento face ao período homólogo.



No último trimestre do ano passado o número de chamadas efectuadas e recebidas nas redes móveis diminui. Nas chamadas efectuadas houve uma redução de 3,6 por cento, para 1,63 mil milhões de chamadas, enquanto nas chamadas recebidas a diminuição foi de 3,5 por cento para 1,65 mil milhões, isto tendo em conta o trimestre anterior, já que numa comparação com o período homólogo se registam crescimentos de 6,2 e 5,6 por cento, respectivamente.



Os números da Anacom mostram ainda que a esmagadora maioria das chamadas registadas no período em análise aconteceram dentro da mesma rede e que o número de chamadas originadas na rede fixa diminuiu 5,5 por cento face ao trimestre anterior. Das 47 chamadas/mês efectuadas por cada utilizador, em termos médios 32 foram realizadas dentro da rede.



No que se refere aos minutos de conversação houve um aumento (0,3 por cento face ao trimestre anterior e 11,6 por cento face ao trimestre homólogo) e foram ultrapassados os três mil milhões, valor que também foi atingido nos minutos de conversação terminados na rede móvel.



De sublinhar que os clientes com planos pré-pagos continuam a dominar, correspondendo a 81 por cento do mercado, enquanto os utilizadores de planos de assinatura mensal representam apenas 19 por cento do universo de clientes móveis.



As mensagens escritas continuam a crescer para uma média de 49 por utilizador - 147,8 por cento face ao trimestre homólogo e 9,6 por cento face ao trimestre anterior - fixando-se nos 1,69 mil milhões entre Outubro e Dezembro.



Notícias Relacionadas:

2005-12-11 - Redes discount potenciam crescimento de número de assinantes móveis no terceiro trimestre

2005-08-31 - Cartões pré-pagos preferidos por mais de 80% dos clientes das redes móveis