Os planos de chegar a 80% da população até final do ano mantêm-se e a Portugal Telecom garante que neste momento a Televisão Digital Terrestre (TDT) já está disponível para 60% da população nacional, escreve hoje o Diário Económico que cita uma fonte da empresa.

O serviço de Televisão Digital Terrestre foi lançado a 29 de Abril pela PT, que na altura ficou disponível em 29 localidades, cobrindo 40% da população. O alargamento da disponibilização do serviço tem sido gradual e a PT conta já com 40 estações emissoras, localizadas sobretudo no litoral.

Recorde-se que a atribuição da licença para Televisão Digital Terrestre em Portugal passou por várias fases complicadas, sendo a Portugal Telecom a empresa vencedora.

Seguindo as regras definidas pela Comissão Europeia, Portugal está obrigado a desligar as actuais emissões analógicas até 2012, mas Zeinal Bava garantiu no lançamento do serviço que o plano definido pela PT permitia ao Governo antecipar essa data em um ano.

O TeK tem vindo a publicar vários artigos sobre este tema, incluindo a Sugestão "Tudo o que precisa de saber sobre a Televisão Digital Terrestre"