No primeiro trimestre deste ano o número de acessos de rede fixa baseados em tecnologia GSM aumentou 5,1 por cento e 49,5 por cento face ao mesmo período do ano passado. Os acessos VoIP tiveram um crescimento ainda mais significativo, cerca de 10 vez face ao trimestre anterior, para um total de mais de 40 mil acessos.



Os números hoje divulgados pela Anacom, não são no entanto suficientes para travar a perda de clientes na rede fixa, que entre Janeiro e Março deste ano se fixou nos 2,3 por cento face ao ano anterior e nos 0,6 por cento face ao último trimestre de 2007. No final de Março a rede fixa somava 3,176 milhões de clientes de acesso directo, um número que também beneficia do impacto positivo das ofertas integradas de voz, dados e televisão existentes no mercado.


A estatística também revela uma tendência crescente dos utilizadores para o abandono das ofertas de acesso indirecto, que começou a manifestar-se a partir do segundo trimestre de 2006 e tem permanecido. Existiam no fim de Março 246,5 mil clientes de pré-selecção, numa quebra de 16,4 por cento.



No primeiro trimestre de 2008 o número de chamadas efectuadas na rede fixa diminuiu 3,2 por cento face ao mesmo período do ano passado para um total de 699 milhões de comunicações contabilizadas. Também o número de minutos cursados na rede se reduziu. Neste caso para os 2 mil milhões de minutos, 3,3 por cento menos que no período homólogo.



A Anacom explica a redução pelo crescimento de outras tecnologias, nomeadamente ao nível dos minutos de conversação, onde o acesso à Internet dial up tinha um papel importante. Este tipo de acesso à Internet registou uma queda de 51,8 por cento no período em análise.



Positivamente regista-se que nos primeiros três meses do ano 1,7 por cento das chamadas realizadas na rede fixa foram VoIP, assim como 2,8 por cento dos minutos de conversação contabilizados, num crescimento de 24,2 por cento face ao trimestre anterior.



De registar que no período a PT aumentou ligeiramente a quota no mercado fixo de acesso directo. A operadora passou a deter 67,5 por cento do mercado de chamadas fixas, graças a um aumento de 0,3 por pontos percentuais. Nos minutos a quota é sensivelmente a mesma, mas o aumento é ainda mais residual.



Notícias Relacionadas:

2008-03-03 - Número de clientes no móvel aumenta 10% em 2007 mas 3G mantém-se marginal

2007-06-01 - Novas ofertas determinantes na captação de clientes para a rede fixa