A operadora holandesa KPN Mobile anunciou hoje que a tecnologia de transmissão móvel multimédia i-mode, desenvolvida pela NTT DoCoMo e a funcionar com êxito no Japão desde Fevereiro de 1999, estará disponível na Alemanha a partir da próxima sexta-feira, dia 8 de Março, através da sua filial E-Plus.



A "i-mode" é a marca comercial criada pela operadora japonesa NTT DoCoMo para uma tecnologia multimédia associada à Internet, idêntica ao WAP europeu, mas mais rápida e acessível.



No Japão já existem perto de 30 milhões de clientes da NTT DoCoMo que utilizam este sistema proprietário para, por exemplo, enviar mensagens electrónicas a partir do seu telefone móvel e receber informação.



Um pouco mais cedo do que o previsto (ver Notícias Relacionadas), a fórmula chega agora à Europa pela mão da KPN. Uma escolha que se explica pelo facto de a NTT DoCoMo possuir 15 por cento da divisão de telefones móveis da empresa holandesa.



Segundo o comunicado disponível a partir do seu site, a infra-estrutura para operar com o i-mode europeu estará disponível a 8 de Março na Alemanha, em meados de Abril na Holanda e em Junho na Bélgica. A KPN indica ainda que os primeiros terminais para operar com esta tecnologia, fabricados pela japonesa NEC, estarão à venda a partir de 16 de Março por um preço de 249 euros.



A subscrição mensal padrão será de três euros e as tarifas cobradas pelos fornecedores de conteúdos vão variar, dependendo dos serviços, entre a gratuitidade e os dois euros por mês.



A operadora KPN prevê que no próximo ano o número de clientes do i-mode na Europa se situe em um milhão. Perto de cem empresas vão fornecer conteúdos para esta tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2001-12-19 - KPN Mobile vai lançar i-mode no início do segundo trimestre de 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.