Ficou disponível esta semana o novo serviço de backups da Microsoft para sistemas Windows Mobile 6.0 e 6.1. A tecnologia foi desenvolvida em Portugal e é um dos resultados já visíveis da aquisição da Mobicomp pela Microsoft no ano passado.

"A versão 1.1 vem na continuação do lançamento da versão 1.0 em Fevereiro, resultado da aquisição da MobiComp. O desenvolvimento do My Phone iniciou-se logo após a aquisição e tira partido de um conjunto alargado de activos vindos da aquisição da MobiComp" explicou ao TeK Carlos Oliveira, Director do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft e antigo presidente da Mobicomp.

No desenvolvimento do serviço estiveram envolvidas 71 pessoas, número que corresponde ao da equipa de engenharia no centro de I&D.

O MyPhone permite fazer o registo de contactos, vídeos, fotos, calendário, mensagens e outros conteúdos para uma conta online de acesso gratuito, que oferece um espaço de armazenamento de 200 megabytes.

[caption]Carlos Oliveira[/caption]

Além de funcionar como backup de informação, o serviço também permite editar, actualizar ou apagar informações do telemóvel a partir do browser. Se o utilizador quiser, a sincronização com o telemóvel pode ser automática e nesse caso será feita uma vez por dia.

O serviço está disponível em 25 línguas e poderá também ser uma ferramenta para ajudar a encontrar equipamentos perdidos, fazendo uso das funcionalidades GPS, da ligação à rede móvel ou do endereço IP, se houver uma ligação à Internet activa.

A versão definitiva será lançada com a nova versão do Windows Mobile, prevista para o segundo semestre deste ano e como admite Carlos Oliveira "poderão no futuro existir algumas funcionalidades adicionais premium".