A Tele2 está a expandir a sua rede em Portugal com a implementação de uma plataforma de softswitch que lhe permitirá fazer evoluir a sua rede local para uma rede multi-serviços de próxima geração, informa a Ericsson, que assegura a implementação.



A implementação desta nova plataforma servirá para sustentar os planos de evolução do operador no mercado português para serviços de Acesso Directo e novos serviços de banda larga, explica um comunicado.



As soluções de softswitch dirigem-se a operadores móveis e de rede fixa, permitindo o tráfego de voz e dados através de tecnologia IP e uma redução da complexidade nas tarefas de operação e manutenção da rede, que culmina numa redução das despesas de investimento e dos custos operacionais. De acordo com informações disponibilizadas no comunicado, as soluções de softswitch podem traduzir-se em poupanças até 50 por cento.



Recorde-se que, para já, a Tele2 opera em Portugal com uma oferta sustentada na rede da Portugal Telecom, isto embora a empresa sempre tenha afirmado que poderia vir a reforçar investimentos no mercado português para estender a sua oferta, nomeadamente à banda larga, se as condições regulatórias fossem revistas e se tornassem mais atractivas para os novos operadores.



No comunicado, Fernando Luís, Chief Technology Officer, da empresa vem agora reforçar que "é fundamental podermos oferecer aos nossos clientes serviços de Acesso Directo e de Banda Larga".



Notícias Relacionadas:

2006-04-11 - Ericsson assegura upgrade da rede Vodafone para HSDPA

2006-03-22 - Modernização da rede da Optimus entregue à Ericsson