Num relatório publicado esta sexta-feira, a Anacom revela que o preço médio dos serviços de banda larga fixa aumentou em 2014 e aconteceu o mesmo com os serviços de TV por subscrição e dos pacotes que juntam telefone e banda larga fixa. Foram estes aumentos os que mais contribuíram para fazer crescer o preço médio da fatura das comunicações, de acordo com dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest citado no relatório.



Só o aumento o ajustamento aos preços dos serviços, aplicados por todos os operadores no início do ano contribuiu para aumentar em 2,1% o preço dos serviços fixos, apurou a Anacom.



Numa análise às ofertas mais usadas para cada segmento e combinação de serviços, em ambiente fixo, os dados da Anacom detalham que os maiores aumentos de preços se verificaram para quem combina banda larga e voz fixa com banda larga móvel (14,6%) e para quem combina telefone fixo e TV (10%). Mas também se registaram descidas no preço médio dos serviços ao longo do ano passado, sobretudo para a telefonia fixa (34%) e nas ofertas 4play, que juntam telefone e banda larga fixa, banda larga móvel e TV, o que são boas noticias tendo em conta que mais de metade das famílias já consome comunicações agrupadas em pacotes de três, quatro ou cinco serviços.

[caption]Relatório 2014 - Anacom[/caption]

O relatório mostra que "o número de assinantes de ofertas triple/quadruple/quintuple play equivale a 59,4 por cada 100 famílias clássicas (+9,7 pontos percentuais que no ano anterior)". Também adianta que os serviços em pacotes são disponibilizados por mensalidades que variam entre os 9,9€ e os 164,99€.



Mesmo assim, no contexto europeu Portugal surge bem longe dos mercados mais competitivos, no que se refere aos preços dos pacotes de serviços com banda larga fixa, surgindo entre os mais caros da Europa, indicava um estudo da CE divulgado em fevereiro do ano passado, que analisava diferentes perfis de consumo.



Em 2014 a Anacom registou a existência de 144 ofertas de serviços de comunicações de rede fixa, 120 ofertas de voz móvel e 106 ofertas de banda larga móvel. Os números traduzem um crescimento no número de ofertas disponíveis, que resulta do lançamento de ofertas convergentes.