A AT&T Wireless, a terceira maior operadora móvel norte-americana, anunciou ontem ter assinado mais de 25 acordos de roaming com operadoras internacionais do mesmo género, permitindo que os clientes possam usar os seus telemóveis na Europa e na Ásia.



Ao mesmo tempo, a AT&T Wireless está a apostar na construção de uma rede nos Estados Unidos baseada na tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications), a norma dominante em todo o mundo para a área móvel, uma vez que a actual rede da empresa se baseia em tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access), o standard vigente a nível nacional e usado em 10 por cento do mundo.



Os acordos estabelecidos na Inglaterra, França, Alemanha, Hong Kong, Espanha e Formosa permitirão que os clientes da AT&T Wireless possam utilizar os seus telefones móveis nas redes GSM nos países mencionados, afirmaram responsáveis pela empresa, citados pela agência Reuters.



Os clientes da AT&T Wireless terão igualmente ao seu dispor a tecnologia móvel GPRS (General Packet Radio Service) nos países que a disponibilizarem, uma versão avançada do GSM onde já entram dados e que a operadora norte-americana se prepara também para lançar na sua própria rede.



A AT&T Wireless, que se iniciou na construção de uma rede GSM no ano passado, afirmou que está a trabalhar com mais de uma dúzia de telefones celulares, PDAs (Personal Digital Assistant), e fabricantes de modems para desenvolver produtos para as sua rede GSM/GPRS, indicando que no terceiro trimestre deste ano espera ter disponíveis cerca de uma dúzia de dispositivos.



A empresa afirmou ainda que pretende duplicar a quantidade de chamadas de voz que a sua rede GSM pode suportar integrando um software de compressão denominado Adaptive Multirate Vocorder (AMR). Os operadores móveis necessitam de mais capacidade de rede à medida que a procura por chamadas de voz cresce. A AT&T Wireless pretende vender telefones celulares com tecnologia AMR no final deste ano.



Notícias Relacionadas:

2001-03-14 - AT&T Wireless completa aquisição da TeleCorp com 2,35 mil milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.