A Telefónica tem estado a testar um sistema de entrega de encomenda com drones, suportado na sua rede 5G, que será uma das inovações em destaque no stand da operadora espanhola no final deste mês, no Mobile World Congress, em Barcelona.

A empresa assegura que, com este projeto, desenvolveu o primeiro caso de utilização em Espanha para a entrega de encomendas através de drones, com um sistema de controlo de tráfego aéreo ligado ao 5G.

“O principal objetivo do projeto, onde são aplicadas tecnologias C-V2X [norma que permite ligar veículos a outros dispositivos] e RTK, para uma localização precisa, é avaliar como a rede 5G pode facilitar o desenvolvimento e implementação de serviços com drones em ambientes urbanos”, explica uma nota de imprensa.

No piloto realizado pela operadora testou-se um cenário em que vários drones voam em simultâneo e comunicam entre si e com diferentes elementos urbanos, para permitir a entrega de uma encomenda no ponto de recolha adequado para a sua rota, em segurança, e sem passar por zonas de acesso restrito.

Vários questões foram testadas durante o piloto, como a capacidade do sistema para evitar colisões entre drones, verificando a capacidade de coordenação de tráfego de um equipamento, na aproximação de outro. Ou a capacidade de identificar pontos de entrega móveis no chão e alcançá-los de forma precisa. Isso foi possível com a ajuda de beacons, que a partir do chão vão emitindo um sinal que identifica a localização. O mesmo sistema foi usado e testado para dar indicações aos drones, sempre que sobrevoam áreas de acesso restrito, onde não podem estar e como tal é preciso reajustar a rota.

Telefónica testa 5G no controlo de operações de redes de drones
créditos: Telefónica

Todo o sistema é supervisionado através de uma plataforma de controlo de tráfego, que faz a geolocalização dos drones e beacons ligados à rede e faz chegar essa informação aos diferentes intervenientes. A largura de banda e a baixa latência do 5G asseguraram as comunicações em tempo real, junto desses intervenientes, como se pretendia validar.

O teste contou com a colaboração da Correos, os correios espanhóis, pela sua experiência já acumulada nesta área, com diferentes projetos. Colaborou também no piloto a Gradiant, empresa que desenvolveu o sistema inteligente de comunicações (baseado em 5G e C-V2X), para assegurar localizações precisas, e fez a integração da tecnologia em drones e elementos da Cidade Inteligente. A Ericsson e a Genasys também entraram na experiência.

O projeto é financiado pelo FEDER (via Red.es) e insere-se nos programas criados pelo governo espanhol para incentivar a inovação em torno do 5G no país, explica ainda a Telefónica.