Os cortes previstos são de 19%, mas mesmo assim os Ministérios vão gastar 5,5 milhões de euros em 2011 com telemóveis e as contas de comunicações, adianta hoje o Diário de Notícias que fez as contas a partir da informação disponibilizada no Orçamento de Estado para 2011, revelado no final da semana passada.

Face a 2010 estas entidades vão gastar menos 1,385 milhões de euros, numa redução de 19,9%. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, liderado por Mariano Gago, é o que se propõe a maior poupança, reduzindo em 63,2% os custos nesta área. Aliás, este era já um dos ministérios com gastos mais baixos em telemóveis, diz o Jornal.

O maior corte é porém sentido no Ministério da Administração Interna, que prevê reduzir a despesa em 84%.

Na liderança da tabela dos mais gastadores está o Ministério da Defesa Nacional que irá gastar sozinho quase 1/5 de todo o valor orçamentado para despesas com telemóveis, num total de cerca um milhão de euros.

Segue-se o Ministério das Finanças, que deverá pagar 652 mil euros em facturas de telemóvel, aumentando a despesa face a 2010 em 89 mil euros, mais 13,8%, uma tendência contrária às outras entidades públicas que não é explicada.

O Ministério da Presidência e o Ministério dos Negócios Estrangeiros estão também entre os mais gastadores, com facturas de 582 mil euros e 537 mil euros, respectivamente.

Recorde-se que um concurso público para selecção de fornecedores de serviços de telemóveis realizado pela ANCP em 2008 habilitou a Vodafone, TMN e Optimus a prestar estes serviços, através da assinatura de um acordo quadro que previa poupanças anuais de 150 milhões de euros ao Estado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.