O próximo telemóvel da Google vai integrar um chip que permitirá realizar transacções comerciais. O anúncio foi feito por Eric Schmidt, director executivo da empresa, que chegou mesmo a mostrar o novo modelo, denominado Nexus S, durante a sua intervenção na conferência Web 2.0.

O recurso à tecnologia NFC permite que o processador integrado no telefone armazene a informação contida nos cartões de crédito e depois possa ser "lido" nos estabelecimentos comerciais que tiverem um terminal para tal fim. Segundo Eric Schmidt, estes chips serão mesmo mais seguros do que os próprios cartões de crédito actuais.

Os comerciantes, por sua vez, poderão aproveitar o dispositivo para realizar promoções e fazer campanhas publicitárias orientadas ao perfil dos seus clientes, sugeriu o responsável.

Apesar de detalhar a funcionalidade de pagamento, o responsável da Google recusou-se a desvendar outras características do novo Nexus S, nomeadamente o nome da sua fabricante - quando os rumores dão por certa a Samsung. Recorde-se que o primeiro telemóvel da Google, o
Nexus One, foi construído pela HTC.

Avançou no entanto que a próxima versão do Android 2.3, conhecida como Gingerbread, chegará nas próximas semanas e que, obviamente, o Nexus S já surgirá com o novo software.

Entretanto já circulam na Net imagens e mais informação sobre o telefone, reveladas pelo Engadget, que também foram notícia no TeK.