O telemóvel da Google vai chamar-se Nexus One e, sem surpresa, usa o sistema operativo Android, suportado pela gigante da Web. O terminal foi desenvolvido com a HTC e deverá chegar às lojas no início do próximo ano, avança o The Wall Street Journal.

Num post colocado no blog da Google, Mario Queiroz, vice-presidente da empresa para gestão de produto, de origem brasileira, adianta que foi criado um laboratório móvel, combinando hardware inovador de um parceiro com software que corre sobre o sistema aberto Android.

Os colaboradores da Google a nível mundial já estarão a testar o novo equipamento e algumas fotografias foram já publicadas no Twitter e no blog Engadget.

[caption]Google Phone[/caption]

[caption]Google Phone[/caption]

Pelas fotografias o modelo é muito semelhante ao HTC Touch 2, de que o TeK já falou várias vezes, mas que tem sido apresentado como uma das apostas da marca para o Windows Phone. De qualquer forma a HTC é uma das fabricantes mais empenhadas no lançamento de modelos com Android e alguns terminais apresentam muitas semelhanças no design.

Segundo indicações de várias fontes o novo terminal que está a ser testado inclui o update para a versão 2.1 do Android, mas com um interface adaptado pela Google.

O modelo de comercialização não está confirmado, mas os vários meios garantem que não passará pela associação nem vinculação a nenhuma operadora, ao contrário do iPhone da Apple que passou por acordos exclusivos. O Nexus One será vendido através da Internet e poderá oferecer conteúdos suportados em publicidade personalizada.