A Telepac anunciou ontem que, ao contrário do que tinha sido inicialmente anunciado, os subscritores do serviço Netfast de ligação à Internet em banda larga mediante a tecnologia de ADSL que utilizavam a velocidade mínima de 256 Kbps para downstream vão poder transferir-se gratuitamente para a modalidade de 512 Kbps em dowstream das novas ofertas do grupo, o SAPO ADSL.PT e o ADSL.PT.



Assim, o processo de migração poderá ser efectuado online através da página de apoio ao cliente dos utilizadores Netfast, sem ser necessário telefonar para a linha de suporte específica e sem o pagamento de 35,4 euros.



Segundo a operadora, estas mudanças deveram-se à enorme popularidade e sucesso das novas ofertas. Mas, nem tudo parece já estar pronto, como é o caso da realização da migração por via online. Segundo o apoio ao cliente desta empresa, por enquanto será necessário enviar um email para o endereço internet.clientes@mail.telepac.pt para efectuar a operação.



Neste caso, o subscritor acaba por ter duas opções: se pretender pagar menos e não desejar um maior limite de tráfego, poderá aderir o SAPO ADSL.PT, serviço destinado aos consumidores domésticos que oferece 512 Kbps de velocidade de download, em que terá que pagar uma mensalidade de 34,99 euros, com a possibilidade de atingir um tráfego máximo mensal de 2 GBytes, tento direito a duas contas de email POP3 com 25 MBytes cada (podendo configurar-se mais 8 caixas de correio) e 25 MBytes de espaço para alojamento de uma página pessoal da Web.



Pelo contrário, se o assinante estiver habituado a fazer downloads pesados e não se importar de pagar uma mensalidade maior, poderá optar pela oferta de 512 Kbps de downstream do ADSL.PT, uma das três deste serviço mais direccionado para o mercado empresarial, oferecendo velocidades de download até 1024 Kbps -, o que implica o pagamento de 45 euros.



Em troca, obtém-se um limite de tráfego de 4 GBytes por mês, contando com 5 caixas de correio e alojamento de 15 MBytes. Se o limite de tráfego for ultrapassado o cliente terá de pagar mais 1,50 euros - no caso do SAPO ADSL.PT - ou 1,52 euros - no caso do ADSL.PT - por cada 100 MBytes suplementares. Existe ainda outra opção para os assinantes do ADSL.PT @ 512 que é a do tráfego ilimitado, para a qual o utilizador terá que despender mais 44 euros.



No caso dos clientes de Netfast com outros pacotes de acesso - nomeadamente o de 768 Kbps e 1 Mbps - a migração para os outros pacotes ADSL.PT deverá processar-se automaticamente, o que lhes garante alguns serviços adicionais. Para além disso, a PT Prime, outra empresa do grupo Portugal Telecom, continuará a assegurar uma oferta de acesso a 256 Kbps, a um preço e com características próprios.



Esta mesma estratégia de migração foi também adoptada pela operadora concorrente, a Oni, com o lançamento do seu novo pacote de ADSL OniNetSpeed 512, que apresenta uma velocidade de 512 Kbps para downstream e 128 Kbps para upstream. Este novo produto vem somar-se à oferta já existente da OniNet para ADSL, lançada há cerca de um ano, e que inclui velocidades de 256, 768 e 1024 Kbps.



A Oni vai permitir que os que já são actualmente subscritores do serviço de 256 Kbps passem automaticamente para a nova modalidade, tendo apenas que pagar a mensalidade deste serviço que pode ser de 34,90 - com 2 GBytes de limite de tráfego mensal, custando cada MegaByte adicional 0,02 euros - ou de 26,50 euros - em que o valor de tráfego é taxado a partir do primeiro MegaByte e por cada 1 MB o utilizador terá de pagar 2,48 euros. Contudo, estes limites de tráfego só serão aplicados a partir do próximo ano.



O OniNetSpeed 512 inclui ainda 50 MBytes para um número de caixas de correio à escolha do utilizador, contando também com 50 MBytes para alojamento de uma homepage. O pacote exige uma manutenção de três meses no serviço.



Notícias Relacionadas:

2002-07-08 - Grupo PT lança nova oferta de ADSL para massificar Internet de banda larga

2002-07-08 - Oni com acesso à Internet em banda larga a 512 kbps

2002-06-18 - Empresas do Grupo PT devem suspender até 8 de Julho novas ofertas ADSL

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.