A TeleSym, uma
start-up sedeada no estado norte-americano de Washington, está a
comercializar um software que possibilita a realização de chamadas telefónicas gratuitas em redes wireless Wi-Fi a partir de um computador portátil, PDA, telemóvel ou outro dispositivo móvel sem fios, noticia a C|NET.

A tecnologia que serve de base a este software diminui o efeito dos pacotes de dados perdidos ou de outros problemas que ocorrem nas transmissões da Internet. O resultado final, de acordo com a TeleSym, faz com que a voz do emissor não pareça que ele se encontre dentro de um poço ou que está a utilizar um aparelho de rádio-amador. Isto resulta do recurso a algoritmos desenvolvidos pela equipa de investigadores da acompanham que compensam pelos saltos e interrupções na transmissão e a latência.

Segundo os responsáveis da companhia, a tecnologia da TeleSym foi concebida para ter em conta que não existe qualidade de serviço na Internet, pelo que a qualidade obtida é tão boa que se pode estar a conversar durante um dia inteiro sem que a cabeça doa. Este software surge assim na sequência do enorme crescimento do interesse pela tecnologia de Voz sobre IP (Internet Protocol) ou VoIP nos últimos dois anos, à medida que a qualidade das transmissões tem vindo a melhorar rapidamente ao mesmo tempo que se tornam mais visíveis as reduções de custo oferecidas pela eliminação
da intermediação das operadoras telefónicas.

As redes sem fios WI-FI alargam o alcance da funcionalidade desta tecnologia, apesar dos dispositivos móveis que suportam este protocolo wireless funcionarem durante muito menos tempo com um único carregamento de bateria do que os tradicionais telefones celulares. Isto porque as chamadas móveis via Wi-Fi não custam nada, dado recorrerem em redes informáticas dispendiosas e já existentes.

Ao contrário dos sistemas de VoIP completos comercializados pela CIsco, a TeleSym desenvolve software que vende directamente a compradores empresariais. A companhia pretende também aumentar o nível de vendas indirectas, através de fabricantes de hardware e fornecedores de serviços. O sistema da TeleSym é composto pelo software SymPhone Client, que transforma dispositivos electrónicos em telemóveis, e duas aplicações para servidores empregues para ligar e encaminhar chamadas.

O SymPhone Call Server encaminha as chamadas entre telefones-clientes dentro de uma firewall empresarial, ao passo que o SymPhone PBX Connector liga os telefones-clientes ao mundo exterior. Um pacote denominado SymPhone N contém o software cliente e o Call Server, ao passo que o pacote SymPhone NP vem com ambas as aplicações para servidores, juntamente com o cliente.

O PBX Connector pode suportar até 92 chamadas simultâneas. Dado que alguns estudos indicam que, em média, apenas um em 20 telefones numa grande organização estão activos a qualquer altura, a companhia afirma que um servidor poderá suportar um quadro de pessoal de 1.800 pessoas. Em conjunto, os servidores custam 3.500 dólares ao passo que o software cliente custa entre 300 a 400 dólares por dispositivo.

Notícias Relacionadas:
2003-04-21 - Cisco
prepara-se para lançar telemóvel Wi-Fi em Junho