No final do passado mês de Março, o número de assinantes dos serviços de televisão por cabo comercializados pelos operadores existentes em Portugal ascendia a 1,2 milhões, revela a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o que representa um crescimento de 18 por cento face ao primeiro trimestre de 2001 e de 3 por cento face ao último trimestre de 2001.



Em termos absolutos, esta variação traduziu-se na angariação de 181 mil novos assinantes entre os primeiros trimestres de 2001 e 2002 e de 39 mil novos assinantes entre Janeiro e Março de 2002.



Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região que mais contribui para o volume de clientes destes serviços, com 55 por cento do total nacional, enquanto o Alentejo e Algarve são as regiões que mais cresceram durante os primeiros três meses de 2001 e do corrente ano (40 por cento). A Anacom salienta que, ainda assim, a representatividade destas regiões no total nacional não ultrapassava os 5 por cento em finais de Março.



No mesmo mês, 62 por cento do total dos domícilios existentes em Portugal estava em condições de ter acesso a um serviço de televisão por cabo, o equivalente a 3,1 milhões de habitações. Destes lares cablados, 37 por cento recebiam efectivamente o serviço de televisão por cabo.



Tomando por base o universo total de domícilios existentes em Portugal, constata-se que a percentagem daqueles que efectivamente recebe o serviço ascende aos 23 por cento.



A Anacom informa ainda que em Março de 2002, o total de assinantes de tecnologia DTH - Direct To Home (por satélite) - alternativa à infra-estrutura de cabo para a distribuição do sinal de televisão -, chegou aos 239 mil, o que corresponde a um crescimento de 54 por cento face aos valores obtidos em Março de 2001.



Cerca de um terço (32 por cento) dos assinantes que acedem ao serviço por tecnologia de satélite residem na região Norte, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo com 24 por cento e a zona Centro com 21 por cento.



Notícias Relacionadas:

2002-03-24 - Televisão por cabo conta com 1,1 milhões de clientes


2001-11-20 - Serviço de televisão por cabo chega a 10 por cento dos portugueses

2001-11-13 - TV Cabo ou satélite presentes em 53 por cento dos lares da Europa Ocidental

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.