De um total estimado de 24 milhões de lares no Reino Unido, apenas 3,5 milhões subscreve serviços de televisão por cabo e estudos recentes indicam que o número de clientes deste serviço diminuiu comparativamente ao ano transacto, de acordo com o noticiado pela publicação The Guardian.



Mencionando um estudo da Oftel, o regulador britânico do sector das telecomunicações, o jornal escreve que os principais operadores da televisão por cabo ingleses, a NTL e a Telewest, perderam 67.000 subscritores no ano passado. Isto porque as duas operadoras decidiram desinvestir na angariação de novos clientes, concentrando-se antes na tentativa de resolver as suas crises financeiras.



A NTL parou de promover, em termos de marketing, os seus serviços de televisão por cabo, telefonia e Internet aos novos clientes, enquanto os clientes existentes por sua vez cancelavam subscrições.



Apesar disto, ambas as operadoras por cabo têm obtido sucesso com a promoção das suas ligações de alta velocidade à Internet, atraindo cerca de 300.000 subscritores na área da banda larga, num aumento de 541 por cento face ao ano passado.



A NTL prometeu recomeçar o seus esforços de marketing apostando nos clientes da extinta plataforma de televisão paga ITV Digital, uma estratégia reflectida na recente aquisição da antiga lista de subscritores da mesma plataforma.



São mais de 2 milhões os clientes do cabo que agora recebem um serviço digital - que possibilita mais canais e interactividade -, representativos de um aumento de 62 por cento face a igual período do ano passado.



Mas, convencer os telespectadores a passarem da televisão analógica para a televisão digital está a provar-se uma tarefa árdua no Reino Unido. Ainda assim, a proliferação da televisão digital e dos serviços de acesso à Internet em banda larga permanecem o principal objectivo nas estratégias de ambos os operadores.



Graças ao colapso da ITV Digital, tanto a NTL como a Telewest aumentaram a sua quota de mercado no sector da televisão paga em cerca de 22 por cento. Mas o real vencedor desta batalha é a SkyDigital. A plataforma satélite detida por Rupert Murdoch anunciou ter adicionado 704.000 subscritores ao seu serviço durante o ano passado, passando a totalizar perto de 5,9 milhões de clientes.



Notícias Relacionadas:

2002-05-23 - Televisão por cabo cresceu 3% em número de assinantes face ao trimestre anterior

2002-03-24 - Televisão por cabo conta com 1,1 milhões de clientes

2001-11-13 - TV Cabo ou satélite presentes em 53 por cento dos lares da Europa Ocidental

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.