Portugal lidera o top 10 das redes móveis mais rápidas da Europa, segundo dados obtidos pelo benchmark Speedtest da Ookla. A NOS é a operadora com a rede mais rápida, tendo obtido uma pontuação de 183,36, bastante acima do segundo lugar, a búlgara A1, que somou 167,81 pontos e em terceiro a Cyta do Chipre com 165,96. Esta foi a primeira vez que uma rede portuguesa assumiu o topo do ranking europeu de velocidade.

Os dados do estudo da Ookla foram realizados durante o segundo e terceiro trimestre de 2023, tendo como base mais de 16 milhões de testes efetuados a utilizadores em toda a Europa (39 países) através do Speedtest. Para classificar a rede, a ferramenta executa a média de velocidade de download (80%) e upload (20%) de cada operador. O benchmark registou uma média de download de 190,33 Mbps da NOS, a nível nacional, nas diferentes gerações de redes móveis.

Speedtest Ookla
fonte: Ookla

“Depois da realização de uma profunda análise dos testes realizados pelos consumidores através do Speedtest, a NOS Portugal foi nomeada a Rede Móvel Mais Rápida da Europa pelos Prémios Speedtest da Ookla”, refere Stephen Bye, Presidente e CEO da Ookla. Salienta ainda que os prémios são atribuídos a operadoras de rede que demonstrem velocidade e desempenho da região, neste caso referentes ao segundo e terceiro trimestre de 2023.

Para Jorge Graça, CTO da NOS, o desenvolvimento da rede móvel tem sido estratégico para a empresa, apontando o investimento de quase 500 milhões de euros na expansão e otimização da sua infraestrutura, entre o início de 2020 e o final do terceiro trimestre de 2023. “É por isso para nós e para Portugal um grande motivo de orgulho podermos dizer que, não só estamos a par, como superamos os melhores da Europa”, é referido no comunicado.

De recordar que a Ookla já tinha colocado Portugal bem posicionado na cobertura de fibra ótica e instalações de redes de alta velocidade, entre os países com melhor oferta de ligações com velocidades a 100 Mbps. Portugal foi listado em quarto lugar entre os países da Europa com mais subscrições de serviços que atingem velocidades de 100 Mbps.

Judite Reis da NOS e Leandro Demarchi da Ookla
Créditos: NOS

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.