Dentro em breve será possível ver directamente televisão a partir do telemóvel, segundo garante a Texas Instruments que está a desenvolver um chip capaz de capturar sinais de transmissão televisiva em tempo real, usando uma nova infra-estrutura móvel. Os actuais serviços para a visualização de programas de televisão nos telefones móveis são sustentados por uma conversão em sinal digital feita pelos operadores.



A fabricante diz estar a apostar na melhoria da sua tecnologia DRP (Digital RF processor), fundindo a tradicional solução de três chips, onde se incluem um sintonizador, um detector OFDM e um processador de descodificação de canal, no primeiro chip único, totalmente integrado, para TV digital em telemóveis.



Denominado Hollywood, o processador irá interligar com a tecnologia OMAP da Texas, que lida com o processamento multimédia dos conteúdos televisivos, de modo a oferecer um sistema receptor de TV completo para terminais móveis, explica a fabricante em comunicado.



O chip suportará as especificações emergentes de TV digital para a indústria móvel e afirma que "enquanto não for aplicada uma norma internacional", acredita que os standards mais difundidos serão os desenvolvidos sobre código aberto e não proprietário.



Entretanto, a tecnologia está já a ser testada na Europa, Estados Unidos e Japão, quando se prevê a disponibilização dos primeiros terminais para teste em 2006 e a sua comercialização para o ano seguinte, 2007.



"O Hollywood combina as duas maiores invenções da electrónica de consumo dos últimos tempos: a televisão e o telemóvel", considera Gilles Delfassy, vice-presidente da unidade de negócios de terminais sem fios da Texas Instruments, onde a fabricante anuncia o desenvolvimento da tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2004-02-13 - TV Cabo e TMN integram funcionalidades da TV Digital e telemóvel