Um novo acordo foi ontem realizado entre a Texas Instruments e a Sharp com o objectivo de desenvolver novos componentes para o competitivo mercado de fabrico de telemóveis com câmara integrada. As duas empresas pretendem combinar a sua experiência em desenvolvimento de chipsets, software e electrónica para atrair novos fabricantes de telemóveis.



A Texas Instruments e a Sharp tencionam com esta parceria reduzir significativamento o tempo de planeamento e fabrico dos componentes numa altura em que os produtores de telemóveis estão a acelerar a produção para satisfazer a crescente procura nesta área. O novo design de referência, que será o ponto de partida desta parceria, combina o módulo de câmara fotográfica da Sharp, que inclui um CCD mega pixel, memória flash e ecrã de cristais líquidos, com o chipset TCS2100 da Texas Instruments para telemóveis GSM/GPRS e ainda o processador OMAP-DM270.



Segundo o comunicado pelas empresas a Texas Instruments e a Sharp vão trabalhar juntas para o desenvolvimento do software e suporte técnico para a plataforma agora anunciada, que suporta também vídeo em formato MPEG-4.



A plataforma que resulta da junção tecnológica das duas empresas na área dos telemóveis deverá estar disponível até ao final deste ano para as empresas que desta forma podem aceder por outsourcing a um fabricante que oferece equipamentos para redes GSM/GPRS com câmara e funcionalidades de email.

A Sharp é actualmente uma das principais fabricantes de módulos de câmara fotográfica e LCDs para telemóveis, enquanto a Texas Instruments afirma ser um dos maiores fornecedores de chips para equipamentos GSM/GPRS.



Notícias Relacionadas:

2003-07-03 - SAP e Sharp juntam forças e apostam na área de negócios em aparelhos móveis

2003-05-08 - Texas Instruments vai fabricar chips CDMA

2003-03-18 - Texas Instruments mostra design conceptual de telemóvel Wanda