A Texas Instruments, um dos maiores fabricantes de chips para telemóveis, anunciou ontem a intenção de entrar no negócio de venda chips com tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access), o segmento com maior crescimento no seu mercado, que actualmente é dominado pela Qualcomm.

A construção deste tipo de equipamento não é, no entanto, novidade para a Texas Instruments, que já vende este tipo de material a algumas empresas. Até ao fim do ano, a firma irá massificar a oferta deste produto em formato standard a todas as empresas interessadas. No momento, a venda de chips CDMA representa cerca de 10 por cento das receitas de equipamentos sem fios da Texas Instruments.

A firma norte-americana, que produz maioritariamente chips para tecnologia GSM (Global System for Mobile Comunications), a mais utilizada a nível mundial é a mais recente companhia a revelar a intenção de fabricar os referidos chips.

A Texas Instruments recusou-se a fornecer pormenores acerca do seu plano de acção para o fabrico dos chips CDMA, sabendo-se apenas, até ao momento, que estes começarão a ser comercializados até ao final do terceiro trimestre do ano e que serão baseados na tecnologia standard avançada CDMA 2000, que permite aos utilizadores navegação na Internet através de aparelhos de comunicação móveis.



Notícias Relacionadas:

2002-09-05 - Texas Instruments quer desenvolver sistema de chip único para telemóveis

2002-02-19 - Microsoft, Intel e Texas Instruments em parcerias para a área de comunicações móveis