Cascais foi a primeira cidade a receber a demonstração da tecnologia LTE em ambiente urbano real, mas agora a TMN alarga estes testes a Braga, como já estava previsto. O Shopping Braga Parque é o local escolhido para a experimentação dos serviços que revelam as potencialidades do 4G, para utilizadores individuais e empresas.

Neste teste a tecnologia instalada é da Nokia Siemens Networks, enquanto na cidade de Cascais a parceria foi feita com a Huawei, tendo sido montadas 18 estações base, uma estrutura que se mantém no local depois do final do trial.

Entre as demonstrações que a TMN tem associadas ao 4G estão o MEO online, o MEO Jogos, Conferência Web, Multivideo Streaming, Speedmeter e Segway 4G, com uma câmara de filmar 3D. Os vários serviços mostram a vantagens da maior velocidade e largura de banda garantidas pelo LTE.

A TMN já tinha feito duas demonstrações do 4G, em ambiente de laboratório. A primeira em Março de 2010, em Lisboa, e a segunda em Abril do mesmo ano, em Aveiro.

A operadora tem online um site sobre o 4G onde mostra as vantagens da tecnologia e as diferenças em relação ao 3G.

A Optimus fez também recentemente testes em Lisboa e Leiria, que se juntaram ao cluster LTE que a operadora já tinha no Porto.

Recorde-se que não está ainda definida a data para o leilão das frequências necessárias para que os operadores avancem com a oferta comercial. O prazo para resposta a uma consulta da Anacom já terminou a 2 de Maio e algumas empresas deram conta das suas posições nesta matéria, nomeadamente a Vodafone que discorda do modelo de leilão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.